Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Paladar

Projeto Multissensorial - Paladar
Alunos da 2ª. fase do maternal ( 2 anos)
Prof.: Patrícia Cruz
Objetivos: Fazer com que os alunos percebam e identifiquem os diferentes sabores que existem;
Verificar se os alunos conseguem perceber a importância da língua na identificação dos sabores.
Duração: 2 aulas
Eixos de trabalho: Linguagem oral, Identidade e autonomia, Natureza e sociedade, Música, Movimento
Desenvolvimento:
1ª. aula: *Roda de conversa: Iniciar a conversa apresentando às crianças uma figura de doce (bombom), uma figura de salgado (carne/frango), uma figura de azedo (limão) e perguntar se é doce, salgado, azedo, mostrar para as crianças o cartaz ilustrado com o corpo humano, dando destaque à boca, explicar que a língua é responsável por sentirmos os sabores, em seguida as crianças irão ao espelho observar a boca e reconhecer a língua.
*Que sabor é este?: Após o reconhecimento da boca faremos uma atividade prática onde as crianças provarão diferentes sabores (doce: açúcar, salgado: sal, azedo:limão, e amargo: café), depois de provarem e falarem sobre a sensação ( se foi bom, qual foi o melhor...) os olhos das crianças serão vendados e elas tentarão adivinhar o sabor .
2ª. aula: *Salada de frutas: Levar para o refeitório frutas picadas em potes separados pedir que as crianças provem sem revelar o nome, e em seguida as crianças tentarão adivinhar qual é a fruta indicando a figura, estimular as crianças a perceberem a textura ( macio, duro, mole) e o sabor (doce, azedo) e o aroma...após a atividade faremos uma salada de frutas.
*Fantoche: Interagir com as crianças com personagens de frutas, criar um diálogo a partir das características da fruta ( oi, eu faço bem para os dentes e garganta, sou doce, mas ás vezes também um pouco azeda, sou bem durinha...você sabe meu nome? – maçã; e assim por diante). Ao final as crianças poderão manusear os fantoches de palito e criar seu próprio diálogo.
*Música: As crianças ouvirão a música “Pomar” – Palavra Cantada.
Avaliação: Observar a compreensão do tema através da participação na roda de conversa; a percepção das crianças em relação aos sabores; a interação com o grupo.

2 comentários: