"..a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança sendo por isso, indispensável à prática educativa". (J.Piaget)
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domingo, 13 de março de 2011
Meus projetos!!!!!
Este é o projeto que estou pensando em trabalhar com meus alunos da segunda fase, são crianças de 2 a 3 anos!
Projeto anual 2a. Fase
“Animais, conhecer para respeitar!”
Tema:Animais
Eixos de Trabalho: Movimento; Linguagem Oral e escrita; Matemática; Música; Natureza e Sociedade; Artes Visuais; Identidade e Autonomia.
Duração: 1o. ao 4o. Bimestre.
Conteúdos:
1o. Bimestre - Animais com pelo/ Animais de estimação
2o. Bimestre – Animais com penas /Animais da fazenda
3o. Bimestre – Bichinhos de jardim (insetos)
4o. Bimestre – Animais aquáticos
Apresentação do Projeto: Este tema facilitará a correlação entre diversos animais e destes com seu ambiente que serão aprofundadas e ampliadas em vários estudos. Os animais têm uma importante presença no mundo infantil cotidiano (desenhos animados, histórias, jogos) e, portanto, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.
Justificativa:
Os animais despertam o interesse e curiosidade das crianças e quando estão associados à Proposta Pedagógica, são importantes tanto no aspecto lúdico como no educativo, pois ensinam e ajudam a desenvolver o conhecimento geral da criança. A curiosidade é uma ferramenta de aprendizagem típica da infância, sendo uma atividade natural da criança, e de certa forma não implica em compromisso ou seriedade, mas envolve comportamentos espontâneos e geradores de prazer.
Objetivos Gerais: Os objetivos propostos neste Projeto, contemplam o seguinte:
• Ampliar as experiências pessoais das crianças e o conhecimento do mundo que as cerca;
• Desenvolver a imaginação, criatividade e o gosto pela leitura;
• Desenvolver a atenção, ampliar o vocabulário e a Linguagem Oral, além de evidenciar os conhecimentos nas outras áreas;
• Encontrar prazer na exploração de jogos e brincadeiras.
Objetivos Específicos:
• Explorar, jogos e brincadeiras, intensificando atitudes de integração, visando a adaptação da criança à realidade;
• Estimular através de jogos e de brincadeiras, a reflexão, discussão, organização, concentração e aperfeiçoamento das habilidades.
• Identificar diferentes tipos de Leituras, tipos de brincadeiras e brinquedos sob o ponto de vista da participação social, cada um deles implicando num maior envolvimento entre as crianças e uma maior capacidade de relacionar-se e comunicar-se com os outros.
Habilidades: As Habilidades trabalhadas com as crianças de 2ª Fase foram organizadas pela Secretaria de Educação, de forma a abranger as Áreas Curriculares de Educação Infantil, permitindo uma reestruturação das mesmas:
• Movimento: Desenvolvimento do esquema corporal, coordenação visomotora e global, e estrutura espaço-temporal;
• Linguagem Oral e Escrita: Ler e escrever; falar e escutar;
• Matemática: Explorar números; explorar espaço e forma; explorar grandezas e medidas;
• Natureza e Sociedade: Estudo dos seres vivos e fenômenos naturais; conhecimento dos grupos sociais e suas manifestações culturais;
• Artes Visuais: Vivenciar as modalidades artísticas em diversas propostas;
• Música: Reconhecer, construir e identificar os diversos sons, músicas e canções, além do resgate das brincadeiras ,
• Identidade e autonomia: Estabelecer, conviver e adquirir relações, manifestações e iniciativas entre os grupos de convívio.
Recursos e Estratégias: Os Planejamentos são divididos mensalmente e todos proporcionam os recursos e estratégias de acordo a trabalhar as Áreas Curriculares da Educação Infantil. A Escola oferece às crianças Brinquedos lúdicos e pedagógicos, adequados à sua faixa etária. Quanto às Brincadeiras temos o apoio do Caderno RISOLETA elaborado pela Secretaria da Educação com colaboração das escolas, Jogos Pedagógicos fornecidos pela escola e elaborados por cada professora de acordo com a necessidade de cada turma. Quanto à Leitura, cada sala situa um “Cantinho da Leitura” com diversas coleções de Livros Infantis, além de contar com uma Videoteca com DVDs e CDs que que podem auxiliar no desenvolvimento da Projeto.
Avaliação: Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula; sendo assim a avaliação deverá ser feita pelo professor de maneira que possa observar, registrar e intervir quando julgar necessário, quanto ao comportamento das crianças, envolvimento, interesse, socialização e respeito pelo outro quando estão brincando ou em outras atividades. É necessário que o professor, apóie e acolha a(s) criança (s) com dificuldades de entrosamento,sugerir, dar idéias de atividades que estimulem esta(s) criança(s) a tomar parte nas brincadeiras assim como participar da hora da Leitura.
"SEM A CURIOSIDADE
QUE ME MOVE,
QUE ME INQUIETA,
QUE ME INSERE NA BUSCA,
NÃO APRENDO E NEM ENSINO".
PAULO FREIRE
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